O poder dos óleos
Aromaterapia
A Aromaterapia é uma ciência que utiliza substâncias naturais extraídas de plantas medicinais e até mesmo da casca de algumas frutas. As substâncias naturais nada mais são do que o óleo essencial extraído dessas plantas e frutas.
Ela é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma terapia complementar e faz parte das práticas integrativas do SUS juntamente com a homeopatia e a acupuntura, entre outras. Aromaterapia Clínica como medicina complementar ou alternativa vem para somar ou mesmo potencializar outras terapias.
Existe atualmente um movimento crescente por parte dos profissionais Aromaterapeutas clínicos para que as pessoas se tornem mais conscientes a respeito do valor medicinal dos Óleos Essenciais que vai muito além de perfumaria e cosmética.
A prática da aromaterapia abrange toda a saúde de uma pessoa, tanto mental quanto física, usando uma variedade de métodos de aplicação.
Na últimas décadas, pesquisas científicas crescentes evidenciaram seus benefícios à saúde. A quantidade de pesquisas levou a um alto nível de confiança do público na eficácia da aromaterapia, especialmente nas áreas da saúde mental, câncer e cuidados paliativos. Sabendo usar, os benefícios são imensos, pois os óleos essenciais são potentes agentes de cura.
Para fazer uso dessa terapia é necessário ter a orientação de um profissional qualificado.
Como é feita a aromaterapia?
De acordo com a queixa do paciente e as necessidades físicas e emocionais do mesmo, é preparada uma sinergia de óleos essências (junção de alguns óleos essenciais) para o paciente inalar e/ou usar topicamente, sobre a pele, em pontos específicos de acordo com a proposta de tratamento.
O paciente recebe a prescrição de uso, onde constam os óleos essenciais escolhidos, as dosagens, horário de uso e número de vezes ao dia a ser utilizado.
A aromaterapia mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções e também para os pulmões. Após chegar nos pulmões, as propriedades químicas do óleo essencial chegam na corrente sanguínea, tecidos e órgãos do corpo.
Quando fazer a aromaterapia?
Quando tiver qualquer problema físico ou emocional, como dores musculares ou articulares, distúrbios ginecológicos femininos, ansiedade, angústia, dificuldades com sono, crianças agitadas e nervosas, crianças em adaptação, entre outros. Qualquer pessoa pode fazer aromaterapia desde que feita com orientação de um profissional que esteja atento às contraindicações e cuidados necessários.