Florais de Bach
A terapia floral teve origem na Inglaterra, em 1936, através da descoberta das essências florais pelo médico inglês Dr. Edward Bach.
Exercendo sua profissão de médico percebeu que a melhoria do estado de saúde, bem como a cura de seus pacientes, dependia mais da personalidade, do temperamento e da índole dos mesmos, do que do efeito do medicamento utilizado.
O Dr. Bach foi um pioneiro que descobriu a ligação entre o estresse e as doenças, muito antes que a maioria dos médicos contemporâneos começasse a se dedicar a essa questão. Ele percebeu que para a saúde ser gerada, os nossos aspectos emocionais e espirituais precisam ser tratados.
As Ervas curam nossos medos, nossas ansiedades, nossas preocupações, nossas falhas e nossos erros, são estes que nós devemos detectar e não a doença, não importando qual seja, ela acabará.
Como ele acreditava que o tratamento eficaz deveria atingir a causa das doenças, definiu sete áreas de conflito como possíveis causas que interferem em nossa saúde: medo, incerteza, falta de interesse nas circunstâncias presentes, solidão, hipersensibilidade a influências e ideias, desespero ou desânimo e excesso de preocupação pelo bem estar dos demais. Definiu também os estágios de cura da doença: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria, amor.
Em seus estudos o Dr. Edward Bach constatou que a energia sutil da flor, que constitui seu campo vibracional, se assemelhava ao campo vibracional de algumas pessoas que apresentavam determinados desequilíbrios e estabeleceu a relação entre as essências e os problemas.
Como os florais agem?
As essências florais utilizam as propriedades de armazenamento de energia da água para transferir ao paciente um quantum de energia sutil de frequência específica a fim de efetuar a cura nos vários níveis da função humana.
A terapia floral é um tratamento da medicina vibracional que atua por ressonância, de forma positiva, sobre os campos energéticos que nos envolvem.
Quando as essências florais são ingeridas as energias nelas contidas são potencializadas e assimiladas com o auxílio de um extraordinário sistema de energia biocristalina existente no interior do corpo físico. Esse sistema cristalino apresenta determinadas propriedades semelhantes às do quartzo, as quais tornam possível a transferência ressonante das energias do remédio floral para o corpo físico, a fim de que elas possam alcançar os corpos sutis.
De forma simples, a ressonância ocorre quando um sistema de vibração é estimulado por uma força externa que combine com sua frequência natural de vibração.
Quem pode fazer terapia com Floral de Bach?
Pessoas de qualquer idade podem se beneficiar com o uso das essências florais, porque devido à sua natureza vibracional, não causam impacto direto sobre a bioquímica ou sobre as funções fisiológicas do corpo, tal como as drogas farmacêuticas e psicoativas.
A terapia floral faz com que prestemos atenção a nossos males e aprendamos com eles, para que continuemos a nos transformar e a evoluir. Quando as essências florais são escolhidas e usadas com sucesso, somos capazes de discernir que nossa vida está diferente, que alguma coisa mudou em nosso coração, mente e corpo.