O QUE É
É uma terapia manual desenvolvida na França pelos fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrice Benini, na década de 80. O embasamento teórico e científico da técnica foi a Embriologia, Filogenia, Ontogenia e Anatomia.
Através desses estudos, eles desenvolveram mapas corporais específicos que refletem os traços de uma disfunção causada por um agente agressor e que fragilizou o organismo de tal maneira que ele não foi capaz de se recuperar sozinho. Essas agressões geram informações que ficam registradas na memória celular de cada tecido e são responsáveis pelo impacto na saúde física e emocional.
Essa terapia tem por objetivo encontrar no corpo a causa primária dos sintomas do indivíduo através de toques sutis nos locais corretos indicados pelos mapas corporais. Esses toques, denominados de micropalpações, estimulam o organismo da pessoa a se autorregular para que o corpo reconheça o agente agressor e inicie o processo de eliminação.
A microfisioterapia é um método inovador, que atua em diferentes disfunções psicossomáticas.
Quando fazer microfisioterapia?
Essa terapia pode ser feita por qualquer pessoa, desde recém-nascidos, bebês, crianças, gestantes, adolescentes, adultos e idosos. No geral não há contraindicações para fazer essa terapia.
Ela é aplicada no tratamento de diversas doenças, como por exemplo:
- Ansiedade
- Síndrome do Pânico
- Depressão
- Angústia
- Insônia
- Cefaleias e enxaquecas
- Déficit de atenção
- Fobias
- Alergias de pele e respiratórias
- Fibromialgia
- Disfunções hormonais
- Rinites
- Dores musculares
- Disfunções gastrointestinais
- Problemas respiratórios
- Dificuldade de concentração
- Infecções urinárias
Entre outras.
É válido ressaltar que a Microfisioterapia também é uma técnica preventiva que promove saúde e o bem-estar.
Como é a sessão?
A microfisioterapia é uma terapia manual através de toques leves sobre o corpo, que possibilitam o fisioterapeuta detectar a causa responsável pela queixa do paciente. Ao mesmo tempo o fisioterapeuta investiga a consequência que o trauma causou no organismo. Os traumas podem ser físicos, químicos, tóxicos ou emocionais.
Através desses toques o organismo recebe uma informação que pode ser comparada a uma pequena dose de um antígeno a fim de que se restabeleça a memória tecidual da pessoa. Não é necessário se despir para realizar o tratamento, porém é indicado que se use roupas leves para as sessões.
Quantas sessões devem ser feitas?
Para um determinado sintoma são necessárias duas ou três sessões. A quantidade exata de sessões é alinhada entre terapeuta/paciente no decorrer do processo do tratamento. Normalmente, na primeira sessão já se percebe um bom resultado, porém através dos artigos científicos que comprovam a eficácia da microfisioterapia, observou-se resultados mais efetivos a partir da segunda sessão.
As sessões devem ser espaçadas entre 30/40 dias para dar tempo ao organismo de se restabelecer naturalmente.
Após toda a sequência do tratamento realizado, pode-se fazer uma sessão a cada 6 meses ou um ano para manutenção do bem-estar físico e emocional e também se o paciente apresentar sintomas agudos.
Quais os benefícios da Microfisioterapia?
-
Melhora do estado emocional;
-
Tratamento das dores;
-
Estimulação do sistema Imunológico;
-
Identificação da causa primária de um sintoma ou de uma doença;
-
Promoção da saúde;
-
Prevenção de doenças.